sexta-feira, 28 de agosto de 2009

Avanços marcam Dia Nacional de Combate ao Fumo – 2009


Leitores, segue texto sugerido pelo Dr Pilan.

As medidas legislativas implementadas em diversos municípios e estados do país, proibindo a utilização de produtos de tabaco em ambientes coletivos, estão fortalecendo ainda mais as comemorações do Dia Nacional de Combate ao Fumo (29 de agosto) deste ano.

A ação decisiva de governantes e legisladores tem refletido na consolidação de mudanças de comportamento na sociedade brasileira sobre a problemática que envolve o tabagismo. Entre os avanços, destaca-se o apoio de expressivo contingente da opinião pública no cumprimento das leis, conforme pode ser atestado na pesquisa online realizada recentemente pelo jornal O Globo do Rio de Janeiro. Dos 14.896 leitores, 79,81% se mostraram favoráveis com a proibição do fumo em locais fechados, públicos ou privados, eliminando os fumódromos, enquanto 20,69% se mostraram a favor.

O apoio da sociedade vem se constituindo como principal base para a aplicação das leis, impedindo que hajam distorções que proponham falsas saídas conciliadoras, como a inclusão dos fumódromos como área de compartilhamento entre tabagistas e não fumantes. A população já compreendeu que somente ambientes 100% livres da fumaça do tabaco garantem um ambiente saudável para todos.

Para reforçar a mobilização social sobre estes avanços conquistados, foi definido para o Dia Nacional de Combate ao Fumo o tema “Quem não fuma não é obrigado a fumar”, que será marcado por um série de ações por todo o país.

Secretarias Estaduais de Saúde, sociedades médicas e científicas, e organizações não-governamentais promoverão atividades de esclarecimento da população sobre os riscos à saúde do tabagismo passivo. Em todos os Estados haverá distribuição de panfletos e cartazes sobre o tema. Serão realizadas corridas rústicas, eventos de arte e música, ações educativas em bares e restaurantes, além de campanhas na tv, rádio e cinema.

A campanha conta com um hotsite (http://brasil.livredefumo.org.br) em que a população pode assinar uma petição de apoio aos ambientes livre de fumo.

Fonte: www.inca.gov.br/tabagismo.

domingo, 9 de agosto de 2009

Lei Anti-fumo


Leitores

Como dica importante, deixo o site da lei Anti fumo, nele vocês encontram noticias recenetes, perguntas frequentes, videos, infográfico e muito mais.

http://www.leiantifumo.sp.gov.br/

Como a polêmica sobre o tema é grande, participem da enquete!