sexta-feira, 16 de julho de 2010

Sem tabaco, 100% fashion


Capitaneado pelo Centro de Câncer de Brasília (Cettro), o movimento “Sem Tabaco, 100% Fashion” foi lançado em 2003. Desde então, usa a moda como mídia em nome da vida. A campanha não é radical e nem contra os fumantes: sua bandeira é conscientizar crianças e adolescentes de que fashion mesmo é viver longe do cigarro. A principal data do movimento é 31 de maio, estabelecida pela Organização Mundial da Saúde como Dia Mundial Sem Tabaco.

Para saber mais:http://www.cettro.com.br/blog/?p=295

segunda-feira, 12 de julho de 2010

Tabagismo na Espanha


A Copa de 2010 acabou com a Espanha vencedora.
Leia um pouco mais sobre a situação do tabagismo neste país!

Pouco mais de três anos após a entrada em vigor da lei antitabaco na Espanha, "restritiva" para alguns e "suave" para os outros, o governo de José Luis Rodríguez Zapatero planeja a total proibição de fumar em locais públicos.

"Nossa sociedade está madura para banir o fumo em todos os locais públicos", disse o ministro da Saúde, Trinidad Jimenez, que parece determinado a endurecer a lei contra o tabaco promovida por sua antecessora, Elena Salgado, atual ministra de Economia e segunda vice-presidente do governo.

A lei Anti-Tabaco entrou em vigor em janeiro de 2006, com muitas críticas de fumantes e proprietários de bares e restaurante, que se queixavam dos esforços para adaptar as suas instalações à lei, e dos prejuízos com a clientela.

A lei "foi benéfica", disse Jimenez. Graças a ela, segundo o ministro, muitos fumantes abandonaram o tabaco. No entanto, e segundo os especialistas, a regulamentação já não tem produzido o efeito desejado.

"O efeito da lei serviu para incentivar as pessoas a parar de fumar, mas está enfraquecendo", disse o Dr. Xulio Castañal, condutor de políticas contra o tabagismo. Na Espanha, agora é proibido fumar nos locais de trabalho e lugares públicos, com algumas exceções.

Os restaurantes e bares com menos de 100 metros quadrados são livres para fumar, e constituem cerca de 80 por cento dos locais de entretenimento. Aqueles que estão acima desta área devem estabelecer uma área separada e isolada para fumantes, caso decidam sobre o ato de fumar. Estes estabelecimentos também podem ser declarados livres de fumo, embora só uma minoria se adapte: 40.000 dos mais de 350.000 locais de entretenimento espalhados por todo o país proíbem fumar, ou possuem áreas reservadas para fumantes.

O tabaco mata mais de 50.000 pessoas por ano na Espanha, onde cerca de 30 por cento da população - cerca de 12 milhões de pessoas - são fumantes.

Tradução: Alexandre Octavio

Fonte : Elcomercio / publicado no site do INCA
http://www.inca.gov.br/tabagismo/atualidades/ver.asp?id=1202