sexta-feira, 24 de agosto de 2007

Dia Nacional de Combate ao Fumo – 29 de agosto

Desde 1986, o Instituto Nacional de Câncer (INCA) comemora o Dia Nacional de Combate ao Fumo, criado pela Lei Federal nº. 7.488, em 29 de agosto. O INCA, órgão coordenador do Programa Nacional de Controle do Tabagismo, busca sensibilizar e mobilizar a população brasileira para os danos sociais, econômicos e ambientais ocasionados pelo consumo de produtos derivados do tabaco. Este trabalho é realizado em parceria com as Secretarias Estaduais e Municipais de Saúde, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária e ONGs.Este ano, o tema escolhido pelo Ministério da Saúde para a data é “Ambientes Livres de Tabaco” e está alinhado com o artigo 8º do primeiro tratado internacional para o controle do tabaco, denominado Convenção-Quadro. O objetivo principal é alertar para o fato de que centenas de milhares de pessoas que nunca fumaram morrem a cada ano por doenças causadas pela exposição à fumaça ambiental do tabaco, também conhecida como tabagismo passivo. Além disso, são expostos os malefícios do tabagismo, que é a segunda maior causa de morte no mundo. O tema do Dia Nacional de Combate ao Fumo visa ainda estimular o controle social na fiscalização da Lei Federal nº 9.294/1996, que proíbe fumar em recintos coletivos fechados. Mais informações no sítio eletrônico do INCA: www.inca.gov.br/tabagismo. Fonte : Divisão de Controle do Tabagismo do INCA

A equipe do SAMSS e do CPS farão no dia 29, na praça em frente ao SAMSS uma açao de sensibilizaçao. PARTICIPEM!!!

5 comentários:

Luis Pilan disse...

Governo lança selo para empresas livres de fumo.
Tabagismo passivo é 3ª maior causa de morte evitável no mundo!!!!

Trabalhadores fumantes estão com seus dias contados. Se depender da mobilização que começa a tomar conta das corporações, os fumantes terão cada vez menos oportunidades de se entregar ao vício.
Se antes, contudo, o movimento era para que eles abandonassem o cigarro, agora uma nova perspectiva entra em cena: em vez de cercear a fumaça, as empresas vão passar a proteger quem não fuma, mas está exposto às toxinas do cigarro.
O pontapé inicial da cruzada contra o fumo deve ocorrer amanhã, com o lançamento pela Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo de um selo que certificará ambientes livres de tabaco. A iniciativa acontece em virtude do Dia Nacional de Combate ao Fumo, comemorado nesta quarta-feira, dia 29.
"Antes, o combate ao tabagismo era o foco [das empresas]. Mas é preciso levar em conta que passamos um terço de nossas vidas no ambiente de trabalho. Por isso o tabagista passivo, que inala a fumaça do cigarro e convive com fumantes em ambientes fechados, tornou-se foco", afirma o médico Antonio Sérgio Almeida Fonseca, assessor da vice-presidência de serviços de referência e ambiente da Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz) e coordenador da comissão que está implantando o projeto na ENSP/ Fiocruz (Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca).
O médico estima que o tabagismo passivo seja a terceira maior causa de morte evitável no mundo, logo depois do tabagismo ativo e do consumo excessivo de álcool.
Segundo Fonseca, o exemplo deverá ser adotado, gradualmente, por todas as empresas, em um movimento semelhante ao veto ao fumo em ambientes como cinema e avião, que há até pouco tempo permitiam fumar em suas dependências.
Na Johnson & Johnson, a medida entrou em vigor neste ano, em todas as dependências de todos os escritórios e na fábrica. Dentro dos limites da instituição, sejam abertos ou fechados, é proibido fumar.
"Não temos a intenção de proibir os fumantes, mas evitar que fumem dentro da empresa. O programa é uma proteção aos não-fumantes", explica Luiz Infante, gerente-médico regional da Johnson & Johnson para a América Latina.
Pesquisa interna feita pela instituição apontou que 97% dos fumantes concordam com a medida. Infante ressalta também que não há discriminação na hora da seleção de novos profissionais, mas o candidato é avisado de antemão sobre a política da empresa. A Johnson & Johnson será a primeira a receber o selo governamental.

Folha de São`Paulo, 26 de agosto de 2007

Ricardo Roslindo disse...

Largue esse vício logo.


Dia 29/08/2007.Dia Nacional de combate ao fumo.Veja mais está nota e anote em sua mente .Malefícios do cigarro:ele pode causar menopausa antecipada.

Mais uma notícia má vem se somar ao cigarro:fumar acelera a entrada da s mulheres na menopausa.Trata-se de um período intenso e desconfortável na vida delas-enfrentam_se a secura vaginal,sa ondas de calor,suores noturnos,a insônia.Para não falar do impacto psicológico que significa o fim da ovulação.Os sintomas da menopausa constumam aparecer por volta dos 50 anos.Já entre mulheres que fumam,o risco ocorre antes dos 45 anos é 60% maior.É o que conclui um estudo coordenado por um médico do Instituto de Saúde Pública Norueguês e da Universidade de Oslo,na Noruega.Entrar mais cedo na menopausa não é apenas uma questão de enfrentar antes da hora uma série de aflições.Com o fim do ciclo reprodutivo,o orgasmo deixa de produzir estrógeno,o hormônio sexual feminino.Como a substância de protege ossos e artérias,sobretudo,a falta dela deixa a mulher mais suscetível a doenças como osteoporose,infarte e derrames.Depois de avaliarem informações relativas a mais de 2000 mulheres ,os pesquisadores encotraram evidências de que o risco de antecipação da menopausa é proporcionado aos anos de vício e ao números de cigarros que se fuma .Esse dado é mais um a demostrar que o impacto do cigarro sobre a saúde das mulheres é ainda maior do que os efeitos deletérios na saúde masculina.,diz o ginecologista Rogério Bonassi,da Associação Brasileira de Climatério.O tabagismo pode interferir na quantidade de estrógeno por causa da nicotina do monóxido de carbono,os principais componentes do fumo.O monóxido de carbono reduz o volume de oxigênio transportado pelo corpó.Isso faz com que o aporte sanguíneo para determinados órgãos e tecidos -especialmente aqueles que precisam de muita irrigação,com os ovários -também diminua.Oresultado dessa redução é uma queda acelerada da produção do hormônio,até seu fim definitivo.A nicotina por sua vez,aumenta a velocidade com que o corpo gaste o estrógenio.Outro dado preucupante,agora para as ex-fumantes:somente depois de dez anos de abandono do vício a probabilidade de ocorrência de menopausa precoce volta a ser igual à de mulheres que nunca fumaram.A pesquisa Norueguesa,contudo,desmente estudos anteriores que associavam o fumo passivo alcoólicas à menopausa precoce.Até onde se sabe,eles não têm nenhuma infliência nesse sentido.

Tabela relacionada.

Cigarros e a saúde delas.

As mulheres são suscetíveis aos efeitos do fumo.


Câncer de pulmão.O impacto do cigarro no aparecimento de tumores de pulmão em mulheres é 70% maior do que em homens.

Infarto e derrames.O cigarro éw responsàvel por 40% das mortes por doencas coranárias em mulheres de 65 anos.Entre os homens,esse índice é de 30%.

Osteoporode.A doença atinge duas vezes mais mulheres do que homens.Entre as tabagistas,o número de vítimas é quase quotro vezes maior.
(Dados da Veja-01/08/2007.
Fonte.Jaqueline Issa,Cardiologista do Incor.Reporte.Paula Neiva-Veja.com Quer saber mais www.saudeveja.com.br)

Então vamos participar da campanha Dia Nacional de Combate ao Fumo dia 29 de agosto fazendo um movimento a favor de nossa saúde de Homens e Mulheres do Complexo do Hospital das Clínica.Junto com o grupo Plante saúde HC.


SAMSS. Grupo de Tabagismo.Plante Saúde HC.Enfermeiro: Ricardo Roslindo.

wal disse...

oi pessoal vamos nos conscientizar deixar de fumar não é facil mas tambem não é impossivel,fui fumante durante 30 anos agora a 3meses vejo como foi bom ter procurado ajuda me sinto outra pessoa estou sempre cheiroso estou me alimentando melhor,e detalhe não engordei..estou torcendo muito para que todos que procurarão ajuda para de fumar. bjos com carinho a todos Dr pilan, Carmen,e Ricardo e com muita saudades>> OBRIGADO DE CORAÇÃO*************!!!!!

Luis Pilan disse...

Gostaria de agradecer o apoio que tivemos para o sucesso da Campanha das seguintes pessoas:
-Funcionários do SAMSS;
-Empresa de Monoxímetro E.Tamussino, e do representante João que ficou o dia inteiro sentado fazendo as medidas;
-Alunos de Enfermagem da UNINOVE, que ficaram distribuindo panfletos e preenchendo os questionários;
-Mágico Mr. Marcelo (www.mistermagic.com.br);
-Alahyde Garcez, que após perder a mãe por problemas decorrentes do cigarro está realizando um Projeto de Prevenção ao Tabagismo. (www.pareagora.com);
-Ao ator ED,o Ediota;
-Ao Enfermeiro do Centro de Promoção de Saúde, Alfredo Pina;
-Ao Enfermeiro Ricardo e educadora Carmen por todo o esforço para realizar a Campanha;
-Todos os funcionários que participaram da Campanha.

Luis Pilan disse...

Agradecimento especial ao Cratod, à CETESB e à ADESF pelo fornecimento de material para distribuição na Campanha!