Histórias do último cigarro
Judite França
No site abaixo voê leitor(a) poderá ler histórias de pessoas que Decidiram deixar o cigarro sem medicamentos ou terapias. Uns optaram por reduções a longo prazo, outros deitaram fora o tabaco de uma vez. Saiba como é possível controlar a vontade de fumar, conheça as estratégias e as histórias de quem superou o vício só com a força de vontade lá em Portugal.
http://www.portugaldiario.iol.pt/noticia.php?id=896784
sábado, 5 de janeiro de 2008
Assinar:
Postar comentários (Atom)
3 comentários:
teste
Governo enviará projeto para restrigir fumo.
Proposta bane tabaco em empresas,bares,restaurantes e casa de shows:Casa Civil deve encaminhá-la ao Congresso na segunda.
Texto de projeto de lei veta qualquer possibilidade de possibilidade de fumódromo,um artificio considerado ineficiente pela OMS.
O governo deve enviar na próxima segunda -feira ao congresso um projeto de lei que prevê o banimento do fumo em empresasdo fumo em espaço coletivos públicos e privados.O plano é proibir o uso de cigarro,charutos,cachimbo e cigarro de palha em empresas ,bares,restaurantes e casa de shows. O texto do projeto de lei ,que recebia os onte os ultimos retoques,veta qualquer possibilidade de fummódromo.A OMS considera o fumódromo um artificio ilusório,que dá a falsa sensação de proteção ao não fumante.
Deacordov com um consenso científico internacional,não há métodos seguros de proteção em ambientes fechados para aqueles que não fumam.A unica medida recomendada é o veto ao fumo.
Pesquisa DataFolha divulga em dezenbro mostrou que 88% dos Paulistanos aprovam o veto ao fumo em ambientes fechados.Os fumante que defendem esse tipo de proibição somam 85%.
A Csa Civil que defende as estrategias para aprovação de projetos de interresse do governo,não havia definido até onte se o projeto vai tramitar sob o regime de urgência urgentísima ,como defende o ministro da saúde ,José gomes Temporão.Sob esse regime os projetos têm prioridade na discução a na votação.
O projeto de lei do governo prevê que a fiscalização dos ambientes em que o fumo é proibido será feita pela Vigilância Sanitaria dos Estados e Municipios,sob a coordenação da Anvisa.O Brasil já foi considerado um pais na vanguarda no combate ao tabagismo-foi o segundo no mundo,após o Canadá,a adotou imagens chocantes nos maços de cigarros.Mas nos ultimos cinco anos o país patina nessa área.A unica medida de peso que adotou foi a ratificação em 2005,de um acordo internacional,na Convenção-Quatro para controle do tabaco,o primeiro tratato internacional na área de saúde.
O banimento do fumo em locais de trabalho e ambientes fechados está previsto nesse acordo internacional e é defendido pela OMS como uma das seis medidas para proteger o não fumante(as outra cinco não são o veto á publicidade,oalerta sobre os males do fumo no maço,o aumento de impostos,tratamento da dependência de fumo pelo sistema de saúde pública eo monitoramento do uso de tabaco ).
O projeto de lei que vaiao congresso não é a primeira tentetiva de banir o fumo de locais fechados.Em 1996,o governo aprovou a lei número 9294,que proibia o fumo nesse tipo de ambiente,mas a indústria do tabaco conseguiu incluir uma execução ele era permitido "em áreas destinadas execlusivamente a esse fim,devidamente isoladas e com arejamento conveniente".
A execução era elástica que o veto virou fantasia.
quer saber mais:Folha de São Paulo.09/02/2008.Governo enviará projeto para restringir fumo.
WWW.amata.com.br
Ricardo Roslindo.
Plante Saúde HC.
Só para saber mais.Preste atenção população jovem...
Em SP,metade dos fumantes iniciou vício antes dos 14.
Quase 80% das pessoas começam a fumar dos 20 anos.Para 13,46%vício, começou antes dos 11.
Pesquisa realizada pela secretaria Estado da Saúde,por intermédio do Centro de Referência em Alcool,Tabaco e outras Drogas(Cratod),revelou que metade dos fumantes paulistanos iniciou o v`cio entre seis e 14 anos de idade.Forma uovidas cerca de 500 pessoas atendidas na unidade estadual entre fevereiro de 2006 e deste ano.No proximo dia 29 de agosto,terça-feira celebra-se o Dia Nacional de Combete ao Fumo.
Na infância,o inicio do vício aconteu entre os seis e os 11 anos para 13,46% dos fumantes.Outros 36,54% começaram a fumar entre os 12 e os 14 anos-faixa etária onde a iniciação ao consumo do cigarrro é maior entre todas as analisadas.Para 28,85% dos fumantes,o cigarr passou a fazer parte da rotina entre os 15 e os 20 anos de idade.
Segundo Dra.Luizemir Lago,diretora do CRATOD,"os jovens são mais suscetíveis ao fumo,ppis não sente os efeitos de imediato,Quase 80% das pessoas começam a fumar antes dos 20 anos.
Por isso,é importante infomá-los quantos os risco e os males que o hábito de fumar traz no futuro".Prova de que os jovens são mais suscetíveis aos apelos do tabaco está no fato de que,conforme revelou a pesquisa,apenas 7,69% das pessoas comecçam a fumar após os 25 anos apenas 1,92% após os 30.
URL:Globo.com/Noticias/Ciências.
Ricardo Roslindo.Plante Saúde HC.
Postar um comentário