sábado, 5 de janeiro de 2008

Depoimentos da turma em Portugal

Histórias do último cigarro
Judite França

No site abaixo voê leitor(a) poderá ler histórias de pessoas que Decidiram deixar o cigarro sem medicamentos ou terapias. Uns optaram por reduções a longo prazo, outros deitaram fora o tabaco de uma vez. Saiba como é possível controlar a vontade de fumar, conheça as estratégias e as histórias de quem superou o vício só com a força de vontade lá em Portugal.

http://www.portugaldiario.iol.pt/noticia.php?id=896784

3 comentários:

Luciana disse...

teste

Ricardo Roslindo disse...

Governo enviará projeto para restrigir fumo.
Proposta bane tabaco em empresas,bares,restaurantes e casa de shows:Casa Civil deve encaminhá-la ao Congresso na segunda.
Texto de projeto de lei veta qualquer possibilidade de possibilidade de fumódromo,um artificio considerado ineficiente pela OMS.

O governo deve enviar na próxima segunda -feira ao congresso um projeto de lei que prevê o banimento do fumo em empresasdo fumo em espaço coletivos públicos e privados.O plano é proibir o uso de cigarro,charutos,cachimbo e cigarro de palha em empresas ,bares,restaurantes e casa de shows. O texto do projeto de lei ,que recebia os onte os ultimos retoques,veta qualquer possibilidade de fummódromo.A OMS considera o fumódromo um artificio ilusório,que dá a falsa sensação de proteção ao não fumante.
Deacordov com um consenso científico internacional,não há métodos seguros de proteção em ambientes fechados para aqueles que não fumam.A unica medida recomendada é o veto ao fumo.
Pesquisa DataFolha divulga em dezenbro mostrou que 88% dos Paulistanos aprovam o veto ao fumo em ambientes fechados.Os fumante que defendem esse tipo de proibição somam 85%.
A Csa Civil que defende as estrategias para aprovação de projetos de interresse do governo,não havia definido até onte se o projeto vai tramitar sob o regime de urgência urgentísima ,como defende o ministro da saúde ,José gomes Temporão.Sob esse regime os projetos têm prioridade na discução a na votação.
O projeto de lei do governo prevê que a fiscalização dos ambientes em que o fumo é proibido será feita pela Vigilância Sanitaria dos Estados e Municipios,sob a coordenação da Anvisa.O Brasil já foi considerado um pais na vanguarda no combate ao tabagismo-foi o segundo no mundo,após o Canadá,a adotou imagens chocantes nos maços de cigarros.Mas nos ultimos cinco anos o país patina nessa área.A unica medida de peso que adotou foi a ratificação em 2005,de um acordo internacional,na Convenção-Quatro para controle do tabaco,o primeiro tratato internacional na área de saúde.
O banimento do fumo em locais de trabalho e ambientes fechados está previsto nesse acordo internacional e é defendido pela OMS como uma das seis medidas para proteger o não fumante(as outra cinco não são o veto á publicidade,oalerta sobre os males do fumo no maço,o aumento de impostos,tratamento da dependência de fumo pelo sistema de saúde pública eo monitoramento do uso de tabaco ).
O projeto de lei que vaiao congresso não é a primeira tentetiva de banir o fumo de locais fechados.Em 1996,o governo aprovou a lei número 9294,que proibia o fumo nesse tipo de ambiente,mas a indústria do tabaco conseguiu incluir uma execução ele era permitido "em áreas destinadas execlusivamente a esse fim,devidamente isoladas e com arejamento conveniente".
A execução era elástica que o veto virou fantasia.


quer saber mais:Folha de São Paulo.09/02/2008.Governo enviará projeto para restringir fumo.
WWW.amata.com.br



Ricardo Roslindo.
Plante Saúde HC.

Ricardo Roslindo disse...

Só para saber mais.Preste atenção população jovem...


Em SP,metade dos fumantes iniciou vício antes dos 14.

Quase 80% das pessoas começam a fumar dos 20 anos.Para 13,46%vício, começou antes dos 11.

Pesquisa realizada pela secretaria Estado da Saúde,por intermédio do Centro de Referência em Alcool,Tabaco e outras Drogas(Cratod),revelou que metade dos fumantes paulistanos iniciou o v`cio entre seis e 14 anos de idade.Forma uovidas cerca de 500 pessoas atendidas na unidade estadual entre fevereiro de 2006 e deste ano.No proximo dia 29 de agosto,terça-feira celebra-se o Dia Nacional de Combete ao Fumo.

Na infância,o inicio do vício aconteu entre os seis e os 11 anos para 13,46% dos fumantes.Outros 36,54% começaram a fumar entre os 12 e os 14 anos-faixa etária onde a iniciação ao consumo do cigarrro é maior entre todas as analisadas.Para 28,85% dos fumantes,o cigarr passou a fazer parte da rotina entre os 15 e os 20 anos de idade.
Segundo Dra.Luizemir Lago,diretora do CRATOD,"os jovens são mais suscetíveis ao fumo,ppis não sente os efeitos de imediato,Quase 80% das pessoas começam a fumar antes dos 20 anos.
Por isso,é importante infomá-los quantos os risco e os males que o hábito de fumar traz no futuro".Prova de que os jovens são mais suscetíveis aos apelos do tabaco está no fato de que,conforme revelou a pesquisa,apenas 7,69% das pessoas comecçam a fumar após os 25 anos apenas 1,92% após os 30.

URL:Globo.com/Noticias/Ciências.

Ricardo Roslindo.Plante Saúde HC.